O Meio Termo

2 fev

Essa vida de férias, sem obrigações e afins, é deveras enfadonha. Mas não há mais do que reclamar, já que estou a poucas horas do fim de minhas lindas e tediosas férias e do início de uma nova era: o Cursinho.

Esperar ponto de corte cair é se iludir, ainda mais esse ano em que a UFG adotou cotas e ENEM. Não passei na UnB, não passei na UEG e fiz quase 10 pontos abaixo do ponto de corte pra Jornalismo na UFG.

Você pode  fazer o ideal que é terminar o 3º ano e entrar em alguma universidade, mas pode acontecer também de não conseguir passar em nenhum vestibular e ficar preso. E agora? Você terminou o Ensino Médio mas é inútil não conseguiu entrar na faculdade! Deve desistir de estudar e começar a vender milho cozido nas praias do Nordeste? Nada disso, cursinho é a solução. Cursinho é o purgatório, enquanto Ensino Médio seria a vida e Universidade o céu (isso aos olhos de quem ainda não entrou na faculdade, claro). Cursinho é a sala de espera, cursinho é a vírgula, cursinho é… Cursinho é o lugar dos que não estudaram o bastante enquanto podiam ou dos que querem passar nos vestibulares mais difíceis e têm que continuar estudando feito loucos, mesmo tendo terminado o Ensino Médio.

Agradeço ao Mario Prata por ter escrito o livro que fez de minhas férias algo menos inútil e peço paciência e persistência ao Universo (por falta de ter a quem pedir). Aos meus parceiros que farão cursinho esse ano, desejo ótimos dias de estudo e não sorte. Aos que passaram nos vestibulares que queriam, desejo ótimos dias nos bares e juizo pra não perderem aulas demais ou se perderem achando que universidade é sinônimo de farra. See you soon, guys! 😉

6 Respostas to “O Meio Termo”

  1. Helen Fernanda fevereiro 3, 2009 às 2:44 pm #

    Vale a pena, universidade pública é o céu sim. A gente estuda, rala, xinga professor, mas se diverte horrores!!!

    Eu emendei o Ensino Médio com a faculdade de Jornalismo, mas acredito que pior que terminar o 2º grau e não conseguir entrar na faculdade, é terminar a faculdade e, mesmo depois de dois anos e meio, não conseguir emprego na área. Então a gente volta a fazer cursinho… só que o meu é para concurso público.

    Não se preocupe, isso só acontece com alunas certinhas que ficam que nem pamonha confiando nas vagas de estágios da faculdade. Não faça isso! Mesmo antes ou depois de conseguir uma vaga da Tia dos estágios, aceite fazer freelas, bicos e estágios “irregulares”, então será uma jornalista de sucesso.

  2. ândre fevereiro 3, 2009 às 8:48 pm #

    eu ainda não posso dizer que eu sou um aprovado, mas eu tenho uma sensação parecida com essa dentro de mim.Ela é muito boa, ou.
    por mais que você vá passar esse ano estudando muito, com certeza vai ser recompensada. você vai sentir a sensação de capacidade dentro de você, uma sensação de conquista. isso é ótimo. nem o drama de um ano de cursinho pode superar isso.

  3. Riccardo Joss fevereiro 3, 2009 às 10:36 pm #

    Mesmo que eu ache que um ano não seja nada na vida, o seu texto me fez chorar.

  4. caio março 16, 2009 às 8:48 pm #

    gostei do seu blog!
    seu texto é bem legal!
    ahhaa
    😉

  5. Regina outubro 2, 2009 às 2:49 pm #

    olá, gostei do seu texto. Estou vivendo o drama de estar terminando o ensino médio e não me sinto nem um pouco preparada para UFG, e o pior, estou em dúvida entre jornalismo e Publicidade e propaganda. Ah, espero que vc tenha conseguido ser aprovada. Abraços.

  6. Laura outubro 2, 2009 às 4:28 pm #

    Olá, Regina.
    Não se desespere por não estar se sentindo pronta ou pela indecisão entre os cursos… Saiba de algo que aprendi: o cursinho não é um total inferno – e, na pior das hipóteses, serve pra você ter mais tempo pra se conhecer e tomar decisões tão sérias quanto o curso superior e a faculdade onde cursará.
    Eu fiz seis meses de cursinho e acabei decidindo por Arquitetura e Urbanismo. Fiz aulas de desenho e passei na UCG (agora PUC – GO). Ainda esse ano prestarei pra Arquiterura na UFG e na UEG.
    Boa “sorte” pra nós duas, né? 🙂

Deixe um comentário

