O mundo todo e um apartamento

20 jan

Conversando com uma amiga, enquanto olhávamos guias de viagem e livros de algumnúmero de coisas pra fazer antes de morrer, eu falei “Quer saber como vou descobrir que o cara é o cara da minha vida? Quando estivermos no carro e eu disser ‘não volta pra casa, vamos pra numseionde!’ e ele empolgar também”. Ela concordou, até terminamos a frase juntas. Pouco antes, vimos um livro que citava Jack Kerouac na capa e não sei como posso estar viva até hoje sem ter lido On The Road, livro em que Jack relata sua viagem de 7 anos pela rota 66 com seu amigo Neal (personagem principal do livro sob o nome Dean Moriarty).

Há algum tempo (é provável que ela não lembre, já que memória não é seu forte), conversando com essa mesma amiga, ela me disse que queria um apartamento pequeno fixo, mas queria viajar muito. Até então eu nunca tinha pensado nisso, mas pouco tempo depois me deparei com a comunidade Não Patrimonialistas no Orkut, cuja descrição é “Eu quero um pequeno apartamento e viajar pelo mundo! Você também? Então entra aí!”, li e me senti intimada a me juntar a essas pessoas. Pouco tempo depois, descobri outra comunidade, a Queria uma vida “road-movie” e, mais uma vez, me identifiquei. É exatamente isso o que quero, exatamente. Quero um apartamento pequeno pra ter pra onde voltar, mas quero uma mochila, uma câmera e um lugar pra anotar tudo o que eu descobrir durante as viagens que fizer.

Hoje eu estava desanimada, ando cansada, mesmo estando de férias e sem motivos para cansaço. Minha amiga reclamou, queria a Laura livin’ la vida loca, implorou pra sairmos de noite, mas no fim ela desanimou também. A moça é estudante de Arqueologia e já faz um tempo que vem insistindo e procurando companhia pra viajar pela América do Sul e Central, mochilão mesmo, sem frescura, mesmo não sabendo espanhol. Moça cheia de grandes sonhos, de grandes dúvidas, cheia de vontade de conhecer o mundo, conhecer as civilizações antigas, conhecer outras culturas, outras histórias… E no final, voltar pro seu pequeno apartamento fixo em algum lugar, com uma mochila e várias lembranças. De alguma forma, na conversa supracitada, ela despertou em mim algo que acabou se transformando em um sonho e hoje, mais uma vez com ela, me lembrei desse sonho e não pretendo mais esquecer. Ou desistir. Mas para todos que compartilham desse sonho, quero acrescentar o que Chris McCandless aprendeu com a sua viagem into the wild: “A felicidade só é real quando compartilhada”.

3 Respostas to “O mundo todo e um apartamento”

  1. marina janeiro 20, 2009 às 11:34 pm #

    SAI TODO MUNDO QUE O POST É MEU!

    Ok, comentário geral não é meu forte. Vamos por partes.
    Eu me lembro SIM de ter dito isso, não mudei de idéia e nem devo mudar tão cedo, minha memória não é tão ruim (aham).

    Quanto ao seu desânimo, tudo bem. Faz parte. Mas quanto mais em casa você ficar, mais desânimo vai ter. Fazer nada cansa também – muito.
    Mas quando a laura livin’ la vida loca voltar animada o suficiente pra realizar esse sonho, ME LIGA que eu já tenho idéias na cabeça e dinheiro no bolso (ok. mais idéias e menos dinheiro, whatever) 😀

  2. ândre janeiro 23, 2009 às 11:31 pm #

    OUUUUUUUU, eu super topo viajar pela américa do sul, mas eu tenho mais dinheiro e menos idéias. eu só gosto de coisas organizadas com antecedência.
    eu acho que quase todo mundo tem esse desejo de ” ah, eu quero viajar pelo mundo apenas com um mochila” pra depois ter uma história de vida e tal. uma verdadeira aventura. melhor ainda se for com amigos com os quais sabe que pode contar pra sempre e com quem poderá relembrar os mas simples, porém importantes, detalhes dessa viagem.

    eu quero ir, viu?

  3. Riccardo Joss janeiro 27, 2009 às 1:27 pm #

    Viajar é bom com MUITO diheiro e pra lugares mais civilizados do que os onde moramos. Paris é a sua cara, Laura. Europa, esses programas de mochila pra países com lhamas é por fora.

Deixe um comentário

